Fitoterapia

A Fitoterapia usa folhas, plantas, galhos, frutas e raízes para prevenir, aliviar e tratar doenças. O uso de plantas como remédio é mais antigo do que se tem registro na história. O poder e a potência das ervas terapêuticas são reais.

O tratamento fitoterápico é usado tanto em estados agudos quanto crônicos. Também é valioso na prevenção de doenças e manutenção da saúde. As ervas e os componentes vegetais encontram-se em diversas formas de apresentação de uso: tinturas, extratos, cápsulas, ungüentos, pomadas e géis.

Nome Nome científico Propriedade
Nome Nome científico Propriedade
ABACATEIRO Persea americana É obtido das folhas de Persea gratissima e Persea americana) rico em flavonóides e abacatina.Tem ação diurética, colagoga e antiflatulência.
ACEROLA Malpighia glabra Possui ação antioxidante. Indicada nos casos de carência de vitamina C, estresse, fadiga, gripes eresfriados.
AÇAFRÃO Curcuma longa Extraido da raiz e rizoma. Ação hepatoprotetora,colérico, digestivo, hipoglicemiante, anti- inflamatório e antioxidante.
AGAR AGAR Gracilaria Possui ação laxativa suave. É uma alga marinha indicada no combate à flacidez e obesidade. Também atua fortificando unhas e cabelos.
AGNUS CASTUS Vitex agnus-castus Ação antiinflamatória, antimicrobiana, antiandrogênica, e progestagênica. Indicado também no tratamento de sintomas pré-mentrual..
ALCACHOFRA Cynara scolymus Possui ação laxativa, diurética, hipoglicemiante e coadjuvante nas dietas de emagrecimento. Alivia os males gástricos, renais e hepáticos.
ALCAÇUZ Glycyrrhiza glabra tem ação antiinflamatória, mineralocorticóide, antiulcerosa e levemente diurética.
AMORA Morus nigra Parte utilizada: frutos, eventualmente as folhas e a raizes. Popularmente é utilizado seu fruto como laxante suave; as folhas como hipoglicemiante, antidiarreico e cicatrizante e, a casca como antiinflamatório, analgésico.
ARRUDA Ruta graveolens Principal parte utilizada na extração é a aérea. Ação emenagoga e abortiva, amenorréias,hemostático interno e antispasmódico.
ASIATICOSÍDEO - Principal princípio ativo da Centella asiatica. Possui ação antiiflamatória, melhorando o processo de cicatrização, em casos de fragilidade capilar, úlcera varicosa e celulite. Também usado em produtos dermatológicos para celulite.
ASTRAGALUS Astragalus membranaceus Conhecido na medicina tradicional chinesa como Huang-Qi. Atua na melhora do sistema imunológico e fadiga. deve ser usado com cuidado por pessoas em terapia imunosupressiva.
BERINJELA Solanum melongena indicada como auxiliar na redução do colesterol, é protetora das funções hepáticas, aumenta a produção de bile e eliminação de cálculos renais devido a sua ação diurética.
BETA CAROTENO - é auxiliar no combate aos radicais livres (antioxidante), reforça o sistema imunológico, melhora a visão, estimula o bronzeamento. Reações adversas: seu uso a longo prazo pode causar problemas hepáticos.
BETERRABA Beta vulgaris esculenta Das raízes é extraída. Rica em Vitamina A. Remineralizante, vitamínico, ação hepatoprotetora e hipolipemiante, similar a alcachofra. Indicado em casos de Hepatites, cirrose, colecistopatías, prevenção da arteriosclerose, anemia, astenia, convalescência e fragilidade capilar.
BOLDO Peumus boldus Obtidos das folhas de Peumus boldus, sendo seu principal princípio ativo a boldina. Possui ação diurética suave, digestiva e colerética, sendo assim usada no tratamento de cálculos biliares.
BOSWELLIA Serrata Planta originária da Índia,tem ação antiinflamatória, anti aterosclerótica, anti-hiperlipidêmica, anti- hepatotóxica e anti-ulcerosa. Possui também possui ação analgésica quando aplicado topicamente.
CÁLCIO DE OSTRAS - É fonte de cálcio para o organismo, auxilia no tratamento e prevenção da osteoporose.
CAMOMILA Matricaria chamomilla Proveniente dos capítulos florais. No sistema digestivo a camomila possui atividade em casos de inflamações agudas e crônicas na mucosa gastrintestinal. Em fitocosmética é utilizada como preventivo de rachaduras de peles sensíveis e secas, e para clarear os cabelos.
CAPSIATE Capsicum annuum Conhecido popularmente como pimenta doce, O insumo aumenta a termogênese e o consumo de energia corporal. Eleva a temperatura do corpo e o consumo de oxigênio pelas células, diminuindo o acúmulo de gordura; estimula o metabolismo; propriedades antioxidantes; antilipêmicas e antiinflamatória.
CARQUEJA Baccharis trimera Dentre os principais princípios ativos encontra-se os Flavonóides, que possuem ação diuréticaaumentando o débito urinário. Indicação: tônica digestiva, estomáquica, vermífuga, colagoga, litagoga, hipoglicemiante, diurética, laxativa discreta e antigripal.
CARVÃO VEGETAL Carbo activatus Indicado em casos de dor de estômago, mau hálito, aftas, gases intestinais e intoxicações. Por ser extremamente poroso, possui propriedades adsorventes.
CÁSCARA SAGRADA Rhamnus purshiana Possui ação laxativa e restabelece o tônus natural do cólon. Indicado para constipação e prisão de ventre crônica.
CASSIOLAMINA Cassia nomame Possui forte ação inibidora da lipase (diminui a absorção e digestão da gordura), e por isso é indicada para auxiliar em regimes de emagrecimento.
CASTANHA DA ÍNDIA Aesculus hippocastanum Aumenta a resistência e o tônus dos vasos sanguíneos, diminuindo a fragilidade capilar. Indicada na prevenção e melhora de varizes e hemorróidas.
CASTANHA DA ÍNDIA Aesculus hippocastanum Possui ação tônica e estimulante. Indicada para sono agitado, nervosismo, instabilidade emocional, impotência sexual, dificuldade de raciocínio e concentração.
CAVALINHA Equisetum arvense Possui ação diurética. Indicada principalmente em estados em que se requeiram um aumento da diurese, como em infecções geniturinárias.
CENOURA Daucos carota É rica em vitamina A e exerce ação diurética e depurativa. É recomendada para fortalecer os olhos e ativar o bronzeado.
CENTELLA ASIÁTICA Centella asiática Utilizada no combate à celulite e gordura localizada, pois ativa a circulação.
CHÁ BRANCO Camelia sinensis Assim como o chá verde e o preto, o chá branco é retirado da planta Camellia sinensis de maneira diferenciada dos demais, sendo o que apresenta maior concentração de polifenóis. Auxiliar em dietas de emagrecimento devido à ação dos antioxidantes e cafeína. Acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal. Também pode atuar na diminuição das taxas de LDL, evitando problemas cardíacos, como aterosclerose e infarto.
CHÁ VERDE Camelia sinensis Potente antioxidante. Atua na prevenção da formação dos radicais livres e acelera o metabolismo auxiliando na queima de gordura. Também atua como estimulante do sistema imunológico e fortalecedor das artérias e veias, prevenindo doenças cardíacas e circulatórias.
CHAPÉU DE COURO Echinodorus macrophyllus Possui açao energética, diurética, depurativa, anti-reumática, laxativa, hepática e colagoga.
CHITOSAN São fibras de crustáceos usadas como auxiliar nos regimes de emagrecimento. Reduz a absorção de gorduras ingeridas na alimentação, reduz o colesterol e auxilia nos processos digestivos. Contra-indicações: pessoas alérgicas a crustáceos e peixes, gravidez, lactação e crianças.
CHLORELLA Chlorella pyrenoidosa Utilizada como suplemento alimentar, desintoxicante, normalizador da função intestinal e estimulante do sistema imunológico.
CITRUS AURANTIUM Citrus aurantium Conhecido popularmente como laranja-amarga, é um potente emagrecedor natural auxiliando no controle da obesidade. Rico em sinefrina, um alcaloide de ação adrenérgica que estimula a transformação de gorduras em energia.
COLÁGENO Auxilia no enrijecimento dos tecidos podendo ser utilizado nas dietas de emagrecimento, tratamento de celulite, flacidez e para fortalecimento das unhas.
CORDYCEPS SINENSIS Cordyceps sinensis Reforça a resistência e melhora a qualidade de vida; reduz os danos oxidativos dos radicais livres oxigenados; aumenta os níveis de ATP intracelular e a utilização de oxigênio; propicia uma função pulmonar saudável; alivia os sintomas dos pacientes com doenças respiratórias.
CRANBERRY Vaccinium macrocarpon É indicado para infecção do trato urinário (tratamento e prevenção); doença periodontal; tratamento de úlcera estomacal causada por H. pylori; antienvelhecimento e anticâncer.
CRATAEGUS Crataegus oxyacantha É indicado como vasodilatador e hipotensivo, aumenta o aporte sanguíneo coronariano e do miocárdio. Cuidado quando administrado com glucosídeos cardiotônicos.
CYANOTIS VAGA Cyanotis vaga Indicada para estimular o crescimento dos músculos e aprimorar o desempenho físico. O princípio ativo ecdisterona ou ecdisona é um esteróide encontrado em várias plantas, sendo sua obtenção realizada para diversas aplicações como o empregado em formulações cosméticas ou suplementação alimentar.
DENTE-DE-LEÃO Taraxacum officinale Estimulante digestivo, colagogo, colerético, depurativo, diurético, tônico e anti-reumático.
DONG QUAI Angelica sinensis Indicado nos casos de irregularidade menstrual, ausência de menstruação, menstruação insuficiente/dolorosa e distúrbios da menopausa. Ajuda a manter o equilíbrio hormonal.
ECHINACEA PURPUREA Echinacea purpurea É considerada útil principalmente como imuno-estimulante e como agente de cicatrização para abcessos, queimaduras, eczema, úlcera varicosa das pernas e outros ferimentos cutâneos.
ERVA BALEEIRA Cordia verbenacea Usada para dores musculares, nevralgias, contusões, tendinites, reumatismos, artrite reumatoide e gota.
ERVA-DE-BICHO Polygonum acre Adstringente, estimulante, febrífuga, diurética, vermicida, anti-gonorréica, anti-hemorroidária, tratamento das úlceras varicosas, da erisipela, fístulas anal, e purgativa.
ESPINHEIRA SANTA Maytenus ilicifolia Indicada como normalizador das funções gastrintestinais, especialmente como protetor contra úlcera gástrica. Indicada também para dispepsias e intestinos atônicos constipados.
FASEOLAMINA Phaseolus vulgaris É uma glicoproteína que funciona como inibidor de α- amilase e possui efeitos clinicamente comprovados para inibir a digestão e a absorção do amido, diminuindo o peso que os carboidratos exercem no ganho de calorias da alimentação.
FUCUS Fucus vesiculosus Diurético, depurativo do sangue e complemento mineral. Utilizado como auxiliar nos regimes de emagrecimento. Contra-indicações: pessoas com hipersensibilidade ao iodo, hipertireoidismo, problemas cardíacos, gravidez e lactação.
GARCÍNIA Garcinia cambogia Inibe a síntese de ácidos graxos e ajuda a reduzir o apetite. Auxilia na função pancreática e na regulação de glicose, na redução dos níveis séricos de triglicerídeos e colesterol.
GARRA DO DIABO Harpagophytum procumbens Ação analgésica, anti-inflamatória e espasmolítica. Indicada no tratamento de doenças reumáticas, artrite, artrose, gota e reumatismo.
GELATINA Auxilia no tratamento da flacidez e nas dietas de emagrecimento. Aumenta a tonicidade muscular, fortalecendo os vasos, unhas e cabelos.
GENGIBRE Zingiber officinalis É indicado para dispepsia atônica; cólica; profilaxia de enjôo de viagem; rouquidão; inflamação da garganta; asma; bronquite; menorragia; anorexia; problemas reumáticos, dores de cabeça, analgésico, antipirético, anti-hepatotóxica e antinauseante.
GINKGO BILOBA Ginkgo biloba Indicado para tratamento de micro-varizes, úlceras varicosas, cansaço nas pernas, isquemia cerebral ou periférica. Também é utilizado em casos de vertigens, deficiências auditivas, perda de memória e dificuldade de concentração.
GINSENG COREANO Panax ginseng Estimulante do sistema nervoso central, revitalizante físico e psíquico, estimulante do apetite, redutor da taxa de colesterol, cicatrizante e estimulante da circulação sanguínea.
GLUCOMANNAN Amorphophallus konjac Suplemento rico em fibras indicado nos casos de obesidade, por sua ação inibidora do apetite. Age reduzindo as taxas de colesterol, triglicerídeos e ácidos graxos livres. Em contato com a água as fibras de glucomannan agem preenchendo o estômago, fazendo com que a pessoa sinta menos fome.
GOJI BERRY Lycium barbarum Potente antioxidante. Usado como adjuvante nos tratamentos do câncer e nas doenças do fígado e dos testículos. Também usado na prevenção do envelhecimento e auxilia no emagrecimento.
GUACO Mikania glomerata Tem ação broncodilatadora, antiasmática, expectorante, béquica e tônica peitoral. Indicado para afecções do aparelho respiratório e inflamações na garganta.
GUARANÁ Paullinia cupana Estimulante do sistema nervoso central. Atua nos casos de esgotamento e depressão nervosa. Favorece a atividade intelectual, combate a enxaqueca, é afrodisíaco e estimulante do apetite. Evitar o uso à noite. Contra-indicações: úlcera péptica ativa, hipertensão.
GYMNEMA SILVESTRE Gymnema silvestre Tem ação estimulante sobre a produção de insulina e ação diurética. Possui efeito hipoglicemiante, antidiabético e adaptogênico. Também tem sido experimentado no tratamento da obesidade, por seu efeito redutor do sabor doce.
HAMAMÉLIS Hamamelis virginiana Adstringente, hemostático, vasoconstritor e tônico. Indicado para hemorroidas, flebite e varizes. Como fitocosmético é usado para pele e cabelos oleosos.
HAMAMÉLIS Hypericum perfloratum Também conhecido como erva-de-são-joão. Indicado para o tratamento de estados depressivos leves a moderados, aliviando sintomas associados como ansiedade, tensão e dor muscular generalizada. Possui efeito fotosensibilizante. Venda sob prescrição médica.
IPÊ ROXO Tabebuia Possui ação antimicrobiana, anti-inflamatória e analgésica. Indicado para bronquite, infecção, asma, úlceras gástricas e duodenais e gastrite.
ISOFLAVONA DE SOJA São constituintes naturais retirados da soja e seus derivados. As maiores isoflavonas da soja são o genisteína, daidezeína e glicisteína (considerados fitoestrógenos), sendo sua atividade semelhante aos hormônios femininos que quando ingeridos sofrem transformação estrutural se convertendo em uma forma mais fraca do estrógeno. As Isoflavonas de soja tem a capacidade de normalizar os níveis de estrógenos circulantes. Além do seu principal uso como regulador hormonal, as isoflavonas podem ser úteis na redução das doenças do coração, endometrioses e disfunções das taxas colesterolêmicas.
KAWA-KAWA Piper methysticum Indicada para agitação, ansiedade, angustia nervosa, depressão, estados de tensão, estresse, insônia, síndromes pré-menstruais e como relaxante muscular.
LEVEDO DE CERVEJA Saccharomyces cerevisae Rico em vitaminas do complexo B. Indicado como suplemento nutricional, antianêmico e depurativo do sangue. Ideal para pessoas com intensa atividade física e mental. Indicado para problemas dermatológicos (acne, seborréia) e regulador das funções intestinais.
LONG JACK Eurycoma longifolia Jack Alternativa natural que proporciona efeitos sobre a excitação sexual através do estimulo sobre os níveis de testosterona, melhora do desempenho sexual masculino, além de contribuir positivamente sobre as funções cognitivas, como concentração e atenção.
LUPULU Humulus lupulus Possui propriedades sedativa, digestiva e tônica. Ajuda a favorecer o sono.
MACA Lepidium meyenii Usado na fitoterapia como suplemento nutricional energético e em tratamentos para melhorar a fertilidade.
MAGNÓLIA Magnolia officinalis Anti-stress, anti-oxidante e ação ansiolítica.
MANGA AFRICANA Irvingia gabonesis Reduz medidas pela queima de gordura ao mesmo tempo em que controla a dislipidemia, reduzindo o colesterol LDL e triglicerídeos e melhorando os níveis do colesterol HDL, assim como reduz os níveis de glicose no sangue.
MARACUJÁ Passiflora alata Tem ação sedativa, tranqüilizante, antiespasmódica e diurética. Indicado para dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosa da menopausa, insônia, taquicardia nervosa, doenças espasmódicas, nevralgias e asma. Contra-dicações: pessoas com hipotensão.
MARAPUAMA Ptychopetalum olacoides Possui ação estimulante do sistema nervoso central, antidepressivo, anti-reumatico e afrodisíaco.
MELISSA Melissa officinalis Indicado principalmente em crises nervosas, espasmos, indigestão, problemas hepáticos e biliares. Evitar tomar com medicamentos calmantes ou relaxantes, pois a melissa aumenta o efeito de sedativos e tranqüilizantes.
MOROSIL Citrus aurantium dulcis É considerado um suplemento alimentar com grande potencial antioxidante. Indicado para tratamento e prevenção de obesidade, resistência à insulina e doenças correlatas (especialmente esteatose hepática e doença cardiovascular).
MUCUNA Mucuna prurien Indicado para tratamento da doença de Parkinson.
MULUNGU Erythrina mulungu Tem ação sedativa sobre o sistema nervoso central e relaxante da musculatura lisa, sendo assim usado como calmante na agitação nervosa e insônia.
NOZ DE COLA Cola nitida Possui cafeína, que atua como tônico cardíaco, estimulante da circulação e do sistema nervoso central. Promove um aumento da capacidade física e intelectual.
PATA DE VACA Bauhinia forficata Ação diurética e hipoglicemiante.
PFAFFIA Pfaffia paniculata Estimula e tonifica o organismo, eliminando a fadiga física e mental, aliviando estados de estresse e depressão.
PHOLIA MAGRA Cordia ecalyculata vell Usada em dietas para perda de peso, reduzindo o excesso de gordura localizada, especialmente abdominal.
PICNOGENOL Pinus pinaster Fenólicos. Essas substâncias apresentam propriedades antioxidantes naturais, sendo muito eficazes no tratamento das doenças circulatórias.
POLYPODIUM LEUCOTOMOS Anti-oxidante e anti-inflamatório. É indicado para fotoproteção de uso oral, auxiliar no tratamento de demência senil, do tipo Mal de Alzheimer ou deterioração mental, psoríase, dermatites e previne o fotoenvelhecimento.
POLVILHO DE LOBEIRA Solanum lycocarpum Indicado no tratamento da diabete. Regula a taxa de glicose, colesterol, triglicerídeos, reduz o excesso de peso e a pressão arterial.
POMEGRANATE Punica granatum Evidências científicas sugerem a aplicação como auxiliar nos casos de neoplasias, infecções e doenças cardiovasculares. Também pode ser útil nos quadros que exigem a detoxificação do organismo.
PRÓPOLIS Estimulante do sistema imunológico. Age também como antiinflamatório, antifúngico e cicatrizante. É hepatoprotetor e agente anti-úlceras. .
PSYLLIUM Plantago Psyllium Fibra obtida da semente. Possui ação laxativa suave, sendo utilizada principalmente na constipação crônica e hemorróidas.
PYGEUM AFRICANUM Pygeum africanum Indicado no tratamento de distúrbios da micção provocados por hiperplasia prostática benigna. Também é usado nos transtornos urinários pós-adenomectomia, na prostatite e como coadjuvante no tratamento da esterilidade masculina.
QUEBRA PEDRA Phyllanthus niruri Tem ação diurética, antiespasmódica, litolítica e colagoga. Auxiliar na eliminação de cálculos renais, nefrites e cistites.
QUERCETINA É um flavonóide antioxidante que reduz riscos cardiovasculares.
RED CLOVER Trifolium pratense É usado no alívio dos sintomas de menopausa, como ondas de calor e suor noturno.
RHODIOLA ROSEA Rhodiola rosea Conhecida como raiz de ouro. Possui potencial adaptogênico, sendo usada para melhorar a resistência física, a produtividade e reduzir a fadiga.
RUTINA É um bioflavonóide com ação protetora sobre o endotélio vascular, antiinflamatória, antiedematosa, antivaricosa e anticelulítica.
SÁLVIA Salvia oficinalis Possui ação tônica, digestiva, diurética, estimulante, anti-espasmódica anti-séptica e adstringente.
SAW PALMETO Serenoa repens Sua ação deve-se, em parte, ao seu efeito antiandrogênico. É utilizado na prevenção de doenças da próstata, em particular da hipertrofia prostática benigna.
SILIMARINA Cardus marianus Protege a célula do fígado da influência nociva de substâncias endógenas e exógenas. Indicado para hepatite viral, hepatopatias crônicas de diferente etiologia (tóxicas, metabólicas, infecciosas, alcoólicas) cirrose e esteatose.
SLENDESTA Extrato natural derivado da batata branca, utilizados em dietas de emagrecimento e controle de peso corporal, principalmente na região abdominal.
SPIRULINA Spirulina É uma alga rica em clorofila, carotenóides e pigmentos azuis, usada como complemento dietético, proteico e vitamínico.
SUCUPIRA Bowdichia sp Indicada para artrite, artrose, reumatismo, dor nas costas e joelhos, aticulações, úlceras e gastrites.
TANACETO Tanacetum parthenium Usado para prevenir a ocorrência de dores de cabeça ocasionadas pela enxaqueca.
TRIBULUS TERRESTRIS Tribulus terrestris É um hormônio não-esteroidal que aumenta a testosterona e aumenta os níveis do hormônio luteinizante (LH). Indicações: desordens do trato genito-urinário, aumento da libido em homens e mulheres, redução dos níveis de colesterol, melhora do humor, impotência, aumento da massa muscular em atletas, estimulação do sistema imune, redução dos sintomas da menopausa e estímulo da ovulação.
TURKESTERONE É uma substancia extraida da planta Ajuga turkestanica. Indicações: aumento da massa muscular, aumento do desempenho físico e melhora da função cardíaca. Vantagens: análogo de hormônio natural, aumento da massa muscular de forma natural, sem efeitos colaterais atribuídos e evita efeitos catabólicos pós treino.
UNHA DE GATO Uncaria tomentosa Tem ação antiinflamatória e estimulante do sistema imunológico, sendo usado como adjuvante no tratamento de doenças auto-imunes e virais. Indicado em refriados, herpes zoster, lupus e artrite.
URTICA Urtica dioica Antiinflamatório cutâneo, anti-sifilítico, anti-herpético, cicatrizante, hemostático, venotrópico, diurético, antidiarréico e expectorante.
URUCUM Bixa orellana Fonte de betacaroteno.
VALERIANA Valeriana officinalis É indicada no tratamento de distúrbios do sono associados à ansiedade, sedativo moderado, distúrbios de humor, tais como depressão, distúrbio de déficit de atenção e hiperatividade.
YAM MEXICANO Dioscorea opposita É usado na terapia de reposição hormonal no climatério, dismenorreia, tensão pré-menstrual, distúrbios testiculares, impotência, hipertrofia da próstata e alterações psicossexuais.
ZEDOÁRIA Curcuma zedoaria Inibe a secreção do ácido gástrico e aumenta a secreção biliar, evitando a azia e má digestão, prisão de ventre, cólicas e gases intestinais e estomacais. É indicado na prevenção e tratamento de úlceras gástricas e duodenais, bem como nas doenças do fígado.
Av. Protsio Alves, 787 - Rio Branco - Porto Alegre - RS